segunda-feira, 25 de abril de 2011

DIA DA LIBERDADE

Comemora-se hoje 37 anos do 25 de Abril de 1974, dia que veio marcar para sempre a história social e política de Portugal, dia em que foi posto fim à ditadura e em que a Liberdade foi "oferecida" a todos os cidadãos.

Aqui fica umas das músicas emblemáticas do 25 de Abril, composta e cantada por Zeca Afonso, foi utilizada como senha pelo Movimento das Forças Armadas (MFA).

25 DE ABRIL, REVOLUÇÃO!

Um bom vídeo para partilhar.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MENTE

É impressionante como a música, uma imagem ou um cheiro nos podem inspirar, fazer relembrar momentos ou simplesmente pôr-nos a reflectir. Parte interessante da mente humana em que um simples ritmo, uma voz, uma fotografia ou um aroma apela aos nossos sentidos e transporta-nos em certas alturas para outros locais, em muito casos, locais e situações pelas quais já passamos. Através destas condicionantes a nossa mente entra em confronto espaço/tempo; é curioso.

terça-feira, 19 de abril de 2011

AMY WINEHOUSE

Aqui fica uma boa música, de uma grande cantora, numa grande performance.

METAMORFOSE

"Quando Gregor Samsa despertou certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."
É deste modo directo que Kafka começa a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que se vê obrigado a trabalhar para garantir o sustento da família. Numa manhã, ao acordar mais uma vez para ir trabalhar, Gregor depara-se com a sua estranha condição de insecto com “dorso duro e inúmeras patas”.
Após habituar-se à sua nova condição, as suas preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se desprezado e magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose.
A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É acima de tudo um alteração de comportamentos, forma de ver o mundo, sentimentos e opiniões.
Metamorfose é um livro de leitura obrigatória, aborda várias temáticas, desde a actualidade em que inúmeras pessoas vêm-se obrigadas a trabalhar num determinado local, não porque gostam, mas sim porque têm que garantir o sustento da família, até à condição/mente humana. De uma forma metafórica o livro retrata o absurdo do mundo em que vivemos e as relações que estabelecemos com os outros, tudo isto, observado através de um quarto em que a personagem reflecte e observa todo o conjunto de alterações dos que o rodeiam.

FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA é o meu novo blogue, este, com um conceito diferente do outro, pretende chegar a diferentes tipos de leitores. No FOTOGRAFIA serão publicados elementos de diversas áreas e categorias desde o desenho, a fotografia, a música, passando pela escrita e pela pintura, entre outros/as. Será, espero eu, um ponto de interesse que despertará o gosto pela cultura e pela arte em geral.