"Quando Gregor Samsa despertou certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."
É deste modo directo que Kafka começa a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que se vê obrigado a trabalhar para garantir o sustento da família. Numa manhã, ao acordar mais uma vez para ir trabalhar, Gregor depara-se com a sua estranha condição de insecto com “dorso duro e inúmeras patas”.
Após habituar-se à sua nova condição, as suas preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se desprezado e magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose.
A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É acima de tudo um alteração de comportamentos, forma de ver o mundo, sentimentos e opiniões.
Metamorfose é um livro de leitura obrigatória, aborda várias temáticas, desde a actualidade em que inúmeras pessoas vêm-se obrigadas a trabalhar num determinado local, não porque gostam, mas sim porque têm que garantir o sustento da família, até à condição/mente humana. De uma forma metafórica o livro retrata o absurdo do mundo em que vivemos e as relações que estabelecemos com os outros, tudo isto, observado através de um quarto em que a personagem reflecte e observa todo o conjunto de alterações dos que o rodeiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário